segunda-feira, novembro 21, 2011

Devocional 21.11.11

Caixas grandes e pequenas

Leia: Tiago 2: 1, 8 - 13

Você já viu um jogo de caixa? Você sabe, aquele tipo de caixa que você abre uma e dentro dela há uma caixa um pouco menor, e dentro desta caixa tem outra menor e assim por diante. Alguns jogos de caixa contém 8 e até 10 caixas uma dentro da outra, cada uma menor que a anterior. 
A vida de algumas pessoas é assim. Por exemplo, todos nós formamos amizades com um grupo de pessoas que conhecemos - colegas da escola, vizinhos, galera da igreja e assim por diante. Para alguns de nós, está é a "caixa grande" da qual escolhemos nossos amigos mais íntimos.

Mas algumas pessoas limitam suas escolhas. "Eu nunca conseguiria ser amiga dela!", elas dizem. "Ela é estranha." O potencial desta "caixa" fica menor. Alguns limitam ainda mais suas escolhas. "Eu não sento na mesma mesa que ele." "Ele mora numa favela!" A "caixa" deles fica menor. Há um grupo que limita seu grupo de amigos ainda mais. "Você pode sair com eles se quiser, mas eu não saio com essa gentinha!"
Outros limitam o seu grupo de amigos de acordo com a cor de pele, nível social! Alguns excluem as pessoas até que sua "caixa" fica pequena demais! "Eu não posso ser vista com ela!" "Ela não é uma das meninas mais 'populares'!" Quando as pessoas fazem isto, acabam machucando aquelas que elas ignoram e excluem. Mas na verdade, quando elas agem assim, acabam se prejudicando. Afinal, quem sabe - aquela menina "tímida" pode ser a melhor amiga que alguém poderia ter. Aquele "mauricinho" ou "caipira" pode ser uma pessoa super engraçada, uma vez que você passe a conhecê-lo! A pessoa "pobre" ou "burra" pode ser o amigo fiel que trata você super bem!
Você nunca saberá disso a não ser que mantenha a sua "caixa" de amigos o maior possível. A maneira de fazer isso é tratar a todos com AMOR - não só os populares, os ricos e os legais -  mas TODOS. Quem sabe eles podem surpreendê-lo com uma amizade excelente!

"O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração." 1 Samuel 16:7
Que possamos buscar ver assim como o Jesus vê!

Perguntas:
1. REFLITA. Qual é o tamanho do potencial da sua "caixa"? Você tem tornado menor excluindo certas pessoas?
2. Como você pode aumentar a sua "caixa"? Como você pode começar isto hoje? Seja específico!
3. ORE para que o Espírito Santo ajude-o a amar aqueles que você normalmente despreza ou exclui.

BOA SEMANA! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...