segunda-feira, setembro 01, 2014

Arrependimento


     Jesus nos conta, em Mateus 21:28-32, a parábola dos dois filhos, na qual um homem chama seus filhos ao trabalho: um deles aceita mas não vai, o outro recusa e muda de ideia mais tarde. Com isso, Ele nos fala de como os pecadores entrarão no Reino de Deus, através do arrependimento. O arrependimento, diferente daquilo que o mundo pensa, não é um sentimento de remorso, mas uma "transformação pela renovação do nosso entendimento, para que experimentemos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2). Bem, isso não é novidade para nós, mas mesmo assim existem coisas nas nossas vidas que insistem em ficar. Elas podem ser pequenas ou grandes, podem machucar ou passarem despercebidas, mas pecado é sempre pecado! Como fazer então para que haja arrependimento em nossos corações e sejamos transformados pelo Senhor para fazermos sua vontade?

Em Arrependimento - Santa Geração

     Quando Davi tomou para si a esposa de Urias e foi advertido por Natã, logo tomou consciência de seu pecado (II Samuel 12:1-15). Lemos sua oração em Salmos 51, fundada em três pontos principais: entendimento, petições e ofertas.
     Davi reconhece seu pecado e a razão de ser condenado (vs. 3-5, 14), ele entende que precisa ter um coração sincero temeroso (v. 6), e compreende que Deus não gosta de animais queimados, mas de um coração humilde e arrependido (vs. 16-17), que o louva como Ele quer (v. 15). É o entendimento de Davi que o leva ao arrependimento.
     Entendendo seu erro e a vontade do Senhor, Davi decide pedir perdão. Ele pede a Deus por misericórdia, e que o limpe do pecado (vs. 1-2, 7, 9), dando-lhe um coração puro e fortalecendo seu espírito (vs. 2, 10). Também pede que sua alegria seja restaurada e o desejo de ser obediente permaneça nele (v. 8, 12), que seu louvor seja aperfeiçoado e O agrade (v. 15). Davi pediu que Deus o transformasse à sua vontade.
     Como atitude inicial para a transformação, Davi oferece seu louvor (v. 15) e entrega seu espírito em humildade como sacrifício (v. 17), prometendo ser testemunha do Senhor, ensinando sua lei aos desobedientes (v. 13). Os pedidos que ele faz também mostram sua oferta de um coração puro e fiel, e um espírito arraigado na verdade. A vontade de Deus foi cumprida nas atitudes de Davi.
          

     "E Asa fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi seu pai" - I Reis 15:11.
     O arrependimento é a chave para uma vida de santidade. Que possamos ser lembrados por fazer o que é reto aos olhos do Senhor, é assim que vamos impactar esse mundo e nos tornarmos quem nascemos para ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...