quarta-feira, setembro 07, 2011

Devocional 07.09.11

Não se vanglorie

Leia: Provérbios 21: 2-4

Todos são tentados mais cedo ou mais tarde a se sentirem um pouco orgulhosos. Vangloriar-se de uma coisa que você fez é uma tentação "comum". Mas ser orgulhoso não é só um pouco atraente, é errado! A Bíblia diz: "O olhar altivo e coração orgulhoso, a lâmpada dos perversos, são pecado." (Provérbios 21:4)
Isto não significa que você não pode se sentir bem quando faz um bom trablho. Isto também não significa que não pode se sentir feliz consigo mesmo. Isto significa, contudo, que quando você começa a sentir ou agir como se fosse melhor do que os outros, está fazendo a escolha errada! A confiança é boa. Apreciar as conquistas também é bom. Mas o olhar altivo e coração orgulhoso são errados.

Perguntas:
1. O que você acha que as palavras "olhar altivo" e "coração orgulhoso" significam? (Dica: Use o dicionário!)
2. REFLITA: Você tenta ser o "número um" doa a quem doer? Você recebe muito crédito pelas coisas? 
3. Como é que você pode evitar os pecados com a leitura Bíblica de hoje?
4. ORE. Faça do Salmo 131 sua oração.


Feriado!? Do que!? Quem acertar ganha ponto extra! Zuera!!!

BOM FERIADO! DEUS ABENÇOE!

3 comentários:

  1. 1)Olhar altivo –Arrogância ou atitude de soberba ,Coração orgulhoso-Que tem vaidade ou orgulho excessivos ou demostra arrogância

    2)Não ,faço o que Deus manda nada mais do que Ele ,quero fazer a vontade do Senhor e não a da minha carne,posso ate ganhar as coisas mais não ligo pra elas porque se não for da vontade do Pai nada e honesto muitas vezes
    3)Andando no caminho do Senhor ,servindo Ele do jeito que Ele quiser,fazendo a vontade Dele .
    Mariana

    ResponderExcluir
  2. A palavra de Deus nos fala que a altivez precede a queda. Segundo o dicionário, ser altivo é ser arrogante e orgulhoso. Por tanto, se houver arrogância ou orgulho em nossos corações, estamos caminhando para a queda. Segundo o mesmo dicionário, ser orgulhoso significa ter soberba, vaidade, e amor-próprio exagerado. Ou seja, se tivermos um desses fatores em nossos corações, temos também o orgulho e, consequentemente, somos altivos, o que nos leva à queda.
    Para o ser humano, que tem o orgulho impregnado em suas raízes e em sua natureza, é muito difícil não ser orgulhoso. É muito mais fácil cair em vaidade, soberba e amor-próprio exagerado.
    Mas quando deixamos Deus implantar o caráter de Cristo em nossos corações (o curso Raízes do Caráter ensina isso), Ele tira tudo o que é ruim e transforma completamente o nosso ser e a nossa maneira de agir. Assim, Ele nos torna humildes como Ele é. Jesus Cristo é o maior exemplo de humildade que se pode imaginar. Começando por Seu propósito: Vir da Glória e dos Céus para a Terra e viver em um pecador, mas que não agia como tal, e se sacrificar pelos nossos pecado, sendo pregado em uma cruz como um bandido. Além de Sua vida perfeitamente humilde.
    Se deixarmos o Espírito Santo trabalhar em nós, Ele vai transformar a nossa natureza orgulhosa.
    Eu, pessoalmente, procuro viver uma vida humilde. Mas é muto difícil para mim, é uma luta constante! Carne X Espírito. Muitas vezes nos orgulhamos sem perceber, e isso continua sendo pecado. Por isso, temos que vigiar e orar. Lidar com o orgulho é MUITO difícil. Quem não quer ter sempre a razão, ser bem reconhecido, se sentir "o bom", levar o crédito por tudo e ser o "rei da cocada preta"??? Para vencermos o orgulho precisamos andar em justiça e em juízo SEMPRE.

    Vamos deixar o E.S. transformar o nosso orgulho em humildade!!!

    MIGUEL GOMES BASTOS

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou respondendo a gincana hoje porque ontem a minha internet estava com problema.


    1)Olhar ativo: arrogante ou atitude de soberba.
    Coração arrogante: vaidade ou orgulho excessivo.
    2)Não, pois procuro ser humilde em minhas ações. Tenho que deixar o Espírito Santo me colocar no lugar em que ele queira que eu esteja, conforme a Sua vontade. Sim, mas não porque eu me vangloreie, porque eu faço tudo com força de vontade.
    3)Sendo humilde em todas as coisas, aprendendo a cada dia com a palavra e pedindo a Deus um coração humilde.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado...