segunda-feira, setembro 12, 2011

Devocional 12.09.11

O Burro e a Mula

Leia: Jeremias 7: 5-7

Uma vez, um homem saiu de casa numa longa jornada. Ele levou consigo o seu burro e sua mula. Ele colocou toda a sua comigo e bagagem no lombo do burro. Mesmo que caminhasse na maior parte do tempo, de vez em quando montava na mula.
O burro carregava a bagagem com facilidade. Ele estava acostumado a carregar cargas pesadas. Mas quando os três viajantes começaram a subir uma grande montanha, sua carga tornou-se pesada demais para ele.
O burro, lutando com o peso da carga, pediu para que a mula o ajudasse a carregar um pouco da carga, explicando que certamente a pegaria de volta assim que acabasse de subir a montanha. Mas a mula recusou a proposta.
Após certo tempo o burro caiu. O homem bateu nele sem misericórdia, mas o burro estava muito fraco para continuar a viagem.
Sem saber o que fazer,o homem começou a tirar a carga do lombo do burro e colocou a carga inteira no lombo da mula. Depois, deixando o burro onde ele tinha caído, o homem e a mula continuaram a viagem.
A mula, sofrendo com o peso da carga, pensou: Se eu tivesse ajudado o pobre burro, eu estaria carregando metade desta carga - e teria ganho um amigo.
As coisas são assim. Quando tratamos os outros com justiça, nós não só facilitamos as coisas mas também facilitamos as coisas para nós mesmos. Não apenas isto, mas quando tratamos os outros com justiça, somos muito mais amigáveis do que se tratássemos injustamente.
Na verdade, tratar as pessoas com justiça tem pelo menos um dos 3 resultados: muitas vezes ela inicia uma amizade que não existia antes; ela fortalece as amizades e as torna melhores do que antes; e muitas vezes mantém as amizades.
Este é um histórico muito bom, você não acha??? Então, da próxima vez que você tiver a oportunidade de tratar alguém com justiça, não seja igual a uma mula velha; faça um favor para você e para a pessoa - trate-se com justiça.

Perguntas:
1. Com quem você é mais parecido com a mula ou com o burro ou nenhum dos dois? Por que?
2. PRATIQUE. A próxima oportunidade que você tiver, "carregue" o fardo de alguém (ore pela pessoa, peça a sabedoria de Deus para dar conselhos segunda a Palavra etc.).
3. ORE. Peça a ajuda do Espírito Santo para que você trate TODAS as pessoas com JUSTIÇA.

Forrrça Filhos da Luz para mais uma semana!
Deus abençoe a vida de cada um!

3 comentários:

  1. 1)Nenhum dos dois ,porque eu ajudaria o burro e também levaria a carga ,assumiria esse peso

    ResponderExcluir
  2. 1)Acho que com o burro que mesmo não querendo, levou a carga toda em suas costas, mas quando não aguentou mais pediu ajuda para a mula, que recusou o pedido do amigo. Com as pessoas do mundo muitas vezes acontece isso entre eu e eles. Eles me pedem ajuda, eu vou e ajudo de todo o coração, mas quando preciso de ajuda alguns deles me viram as costas e eu tenho que aguentar sozinha o meu fardo. Mas é nessas horas que lembro que existe um Deus lá em cima que pode me aliviar de todas as minhas dores e destruir o meu fardo; é nesse Deus que eu confio, que eu descanso e que tenho crido, pois Ele está sempre comigo.

    ResponderExcluir
  3. É muito bom quando nós temos atitudes justas com os próximos. Primeiro porque o segundo mandamento é amar o próximo como a si mesmo. Isso implica fazer a vontade do outro, algumas vezes, e abdicar de nossos próprios desejos. Ajudar as pessoas, além de beneficiar o outro também beneficia a nós mesmos, já que nós nos sentimos muito bem quando ajudamos alguém além de aumentarmos o nosso galardão no Céu.
    Ás vezes sou "burro" e ás vezes sou "mula" (isso deu duplo sentido... rsrsrs). Procuro ajudar as pessoas e assistí-las com justiça. Mas infelizmente, algumas vezes sou um pouco "mula", pensando em mim mesmo. Muitas vezes fazemos isso sem perceber, nos preocupando mais com nós mesmos. Mas Deus transforma nossa maneira de agir e a cada dia tem mudado o nosso caráter.
    A amizade é algo que Deus com certeza gosta, pois Ele sabe que isso faz muito bem a nós. Quando somos pessoas justas, boas e caridosas, com certeza será mais fácil fazer amigos. Deus coloca as pessoas certas em nossas vidas.

    MIGUEL GOMES BASTOS

    ResponderExcluir

Deixe seu recado...