quinta-feira, setembro 15, 2011

Devocional 15.09.11

Pegadas

Leia: Salmos 146: 1-6


Talvez você já tenha lido o poema 'Pegadas'. Este poema conta a história de um homem que tece um sonho sobre sua vida. No sonho ele andava numa praia, seus passos deixavam pegadas na areia. Ele percebeu que muitas vezes, no caminho da vida, ele via dois pares de pegadas. Ele percebeu que o segundo par de pegadas pertencia a Deus.
Quando olhou mais perto, ele percebeu que em certos momentos só podia ver um par de pegadas na areia. Ele percebeu que isto também acontecia nas piores e mais tristes horas da sua vida; ficou olhando para aquelas pegadas e começou a ficar chateado.
- Senhor, tu prometeste que sempre estarias comigo. Tu disseste que nunca me abandonarias. No entanto, nas horas mais difíceis da minha vida, só havia um par de pegadas. Eu não entendo por quê Tu me deixaste quando eu mais precisava de Ti! - disse o homem.
E o Senhor disse:
- Meu filho, eu o amo, eu nunca o abandonaria. Durante suas dificuldades e sofrimentos, quando você só vê um par de pegadas, foi quando eu o carregava. 

Que retrato maravilhoso da fidelidade de Deus! Ele é aquele que "mantém para sempre sua fidelidade" (Salmos 146: 6). É Ele que diz: "assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei." (Josué 1:5). "E todo o seu proceder é fiel" (Salmos 33: 4)
É por isso que Deus valoriza e exige a fidelidade - porque Ele é fiel. Ele é um Deus fiel. Ele é um amigo fiel. Ele é um Pai fiel, porque a fidelidade faz parte de sua natureza. Por isso que a fidelidade é certa e a infidelidade é errada. Quando você é fiel, você faz o que é certo e reflete o caráter de Deus!

Perguntas:
1. Por que Deus exige a fidelidade? Por que Deus valoriza a fidelidade? Por que é certo para você ser fiel?
2. O que a promessa em Hebreus 13:5 significa para você?
3. ORE para que Deus o ajude a ser fiel como Ele é em tudo o que você fizer.

Observação: Amanhã tem Devocional Alternativo! 

3 comentários:

  1. 1)Deus valoriza e exige a fidelidade porque Ele é fiel. Ele nunca nos abandona nas horas difíceis e caminha SEMPRE junto conosco, mesmo quando estamos errados. Porque até podemos achar que quando nos desviamos um pouco do caminho Dele Ele nos abandona, mas não é assim, Ele fica junto conosco para poder nos guiar de volta para o caminho certo, e isso é prova da Sua fidelidade. E se Deus é fiel, tenho que seguir o caminho Dele.
    2)Que não importa o que aconteça, Deus vai estar ao meu lado, me encorajando para que eu não tenha medo algum de seguir em frente, pois Ele é a minha proteção e Suas mãos estarão sobre mim.

    Amo vcs!

    ResponderExcluir
  2. 1)Porque Ele é fiel em tudo que Ele é e por isso devemos ser fiel ,porque Ele é fiel e por eu faz parte da natureza dele ,porque quando sou fiel faço as coisas certas.
    2)Que não importa nda pra Deus que Ele sempre vai me ajudar ,mesmo que o mundo tente me derrubar .
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. 1- Como foi dito, a natureza de Deus é fiel. A fidelidade faz parte de Seu caráter. Por tanto se queremos ter o caráter de Deus, temos que ser fiéis. Este não é um pré-requisito, é um requisito. Não é a partir da fidelidade que teremos o caráter de Deus, é a partir do caráter de Deus que teremos a fidelidade.
    Mas para isso precisamos deixar sermos trabalhados pelo Espírito Santo. E isso implica tomarmos atitudes que condizem com o que Ele tem nos ensinado.

    2- Quando analisamos Hebreus 13:5, concluimos que não devemos nos preocupar em aumentarmos as nossas riquezas terrenas, nem cobiçar aquele que as tem em maior quantidade, pois o Senhor sempre nos sustenta, nos supre, como um pai que não abandona seu filho. Deus é, com certeza, quem mais se preocupa conosco, Ele nos quer o bem, aliás, o melhor. Além do mais, quando cobiçamos aquilo que o proximo tem, não estamos tendo corações verdadeiramente gratos pelas bençãos de Deus. Deus é fiel! Sempre nos supriu, nos supre e nos suprirá... se andarmos ao Seu lado (pois se andarmos distantes dEle como Ele nos sustentará em Suas mãos?).

    Deus é fiel!!!

    MIGUEL GOMES BASTOS

    ResponderExcluir

Deixe seu recado...