terça-feira, novembro 12, 2013

Confiança: é como você joga que conta!

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
- Hebreus 4:15

Já tentou acalmar um rato? Sei que não é isso que passa pela sua cabeça quando encontra com um. Geralmente as pessoas gritam, correm, matam o bichinho, mas, na realidade, ele está mais apavorado que nós.
Pense em estar em um lugar, onde tudo é 30 vezes maior que você. Você quer encontrar abrigo e comida, mas os caminhos são longos, e, quando encontra o que quer, um gigante vem e te coloca pra fora, grita, joga coisas em você, etc.
Então, o que nós deveríamos fazer para acalmá-lo? É o mínimo, certo?
Você aprenderia "ratês"? Viraria um rato? Tentaria se esconder e correr junto com ele? Ta, já entendi. "Ratos são nojentos", "Eles andam pelo esgoto", e coisa e tal. Mas... e nós? Não somos sujos que nem os ratos? Não vivemos correndo para lá e para cá, assustados? Mas ainda sim, alguém veio até nós para nos ajudar. E olha que o caminho do Céu para a Terra é bem maior do que a diferença de altura entre você e o ratinho...

Sei que em algum momento você já se perguntou : "Por que Jesus fez isso? Ele poderia simplesmente ter estalado os dedos, que a salvação viria. Por que passar 33 anos no mundo, vendo injustiça, e acabar morrendo por ratos?". Jesus fez isso, porque queria muito mais do que somente nos dar a salvação. Ele SEMPRE quer estar num relacionamento conosco, relacionamentos, são baseados em confiança. Logo, Jesus fez o que fez para ganhar nossa confiança.

A confiança é algo muito frágil, qualquer coisa pode devastá-la, mas é MUITO difícil de ser conquistada. Jesus, a todo momento estava tentando ganhar nossa confiança, sua vida foi baseada nisso. Até mesmo em sua morte, ele quis mostrar que era fiel e digno de confiança.

"Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, estregou o espírito." (João 19:28-30)

Este foi o último ato de Jesus, e com isso - tendo sede-, ele nos fala outra vez : "Você pode confiar em mim.". Ele poderia ter cessado sua sede em um piscar de olhos. Matar a própria sede é como respirar para o homem que curou cegos e paralíticos, que transformou água em vinho, multiplicou pães e peixes, separou as águas do rio Jordão e do Mar Vermelho, e muitos outros milagres.

Por quê? Por que Jesus ficou exausto em Samaria? Incomodado em Nazaré? Irado no templo? Sonolento no barco? Triste diante da sepultura de Lázaro? Faminto no deserto? POR QUE ele teve sede em sua crucificação?

Agora, um último detalhe : "E levaram-no ao lugar do Gólgota, que se traduz por lugar da Caveira. E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou. E, havendo-o crucificado, repartiram suas vestes, lançando sobre elas sortes para saber o que cada um levaria." (Marcos 15:22-24). O vinho com mirra poderia ter entorpecido os sentidos de Jesus, e amenizar a sua dor... POR QUE ele fez isso? Por que NÃO tomou a bebida?
Ele escolheu sentir a pior dor do mundo. Ele escolheu o sofrimento. Ele escolheu essas coisas, para que eu e você pudéssemos confiar n'Ele.

Ele fez tudo isso, por VOCÊ.
Leia: Salmos 41:9; Salmos 31:11; Salmos 35:11; Isaías 53:12; Salmos 22:16; Salmos 22:18; Isaías 53:12; Salmos 22:1; Salmos 31:5;
Todos esses versículos possuem algo em comum. Sabe dizer o que é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...