Somente o Espírito Santo pode criar uma verdadeira comunhão entre os irmãos. Infelizmente, muitas pessoas pensam que esse é um aspecto individual (Afinal, ele só cuida da sua vida espiritual, ou não?). Temos que aprender que não existe essa de "porque a minha parte emocional...", espírito, alma e corpo são 3 partes diferentes, mas são partes que se complementam e te formam. OU SEJA, o Espírito Santo DEVE agir na comunhão entre os irmãos.
A vida em comunidade exige várias coisas de nós, isso é fato. Algumas delas são:
1- Sinceridade.
Temos que ser sinceros uns com os outros em tudo o que acontece (sempre em amor, com delicadeza e jeitinho, claro). Efésios 4:15 nos fala isso.
2- Humildade.
É impossível viver num espaço em que todos acham que são melhores que os outros. Saber e dar graças porque existe alguém que é superior a você é primordial. Afinal, "se não houver ninguém digno de superioridade", saiba que o Senhor Deus habita entre vós. E não há ninguém superior a Ele.
3- Cortesia.
Saber que fomos feitos para servir não somente a Deus, mas aos nossos irmãos. Servir de bom grado é fundamental entre a família de Deus.
4- Sigilo.
Entre os relacionamentos existe sim, uma confiança única. Saber guardar para si motivos de oração ou até mesmo situações compartilhadas contigo é essencial. Deus abomina a fofoca, e essa quebra de sigilo, principalmente com intenções torpes, destrói qualquer tipo de comunhão.
5- Constância.
Um convívio constante/conversas diárias ou regulares, transformam relações. À medida em que você conhece mais o seu irmão ou a sua irmã, e compartilham de situações do dia a dia, a confiança entre vocês se estreita, o que é o pontapé inicial para uma forte amizade.
Olhando agora para essa lista de características, você consegue entender porque ter comunhão é algo tão raro? Ou o porquê do Espírito Santo estar presente nesse meio? São coisas nas quais todos precisam trabalhar com constância e arduamente.
Comunidade exige comprometimento.
Leia: 1João 3:16 e Tiago 3:18
Como você poderia hoje ajudar seu grupo e sua igreja a desenvolver as características de uma comunidade verdadeira?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado...