sexta-feira, outubro 18, 2013

Usando o que Deus lhe deu

Visto que nos descobrimos moldados nessas partes excelentemente formadas e maravilhosamente funcionais do corpo de Cristo, passemos adiante e sejamos o que fomos feitos para ser.
 - Romanos 12.5

O que você é, é um presente de Deus para você; o que você faz consigo, é um presente seu para Deus.

Deus merece o melhor de você.
Ele o formou para um propósito e espera que você faça o máximo com aquilo que recebeu. Ele não quer que você se aflija ou cobice talentos que não tem. Em lugar disso, ele quer que você se concentre nos talentos que ele lhe deu para usar.

Quando você tenta servir a Deus de forma não natural, é como forçar um pino quadrado em um buraco redondo.

Descubra sua forma
A Bíblia diz: Não procedam imprudentemente, mas procurem descobrir e fazer tudo que o Senhor quer que vocês façam. Não deixe que se passe outro dia. Comece a averiguar e a esclarecer quem Deus quer que você seja e o que ele quer que você faça.

Comece avaliando seus dons e habilidades. Analise de forma demorada e honesta em que você é bom e em que não é. Paulo aconselhou: procurem fazer um juízo correto de suas capacidades.

Faça uma lista. Peça às outras pessoas uma opinião justa. Diga-lhes que quer descobrir a verdade, não ganhar elogios. Dons espirituais e habilidades naturais são sempre confirmadas pelos outros. Se você pensa ser talentoso para ensinar ou cantar, mas ninguém mais concorda, adivinhe! Se você quiser saber se tem o dom de liderança, basta olhar por cima do ombro! Se ninguém o estiver seguindo, você não é líder.

Faça perguntas assim: “Onde pude ver frutos em minha vida que foram confirmados por outras pessoas? Onde já fui bem-sucedido?”. Exame de dons espirituais e listas de capacidades podem ter algum valor, mas estão limitadas à sua utilização.

Você tem dezenas de habilidades escondidas e dons que desconhece porque nunca os pôs à prova.

Leve em consideração seu coração e sua personalidade. Faça um exame cuidadoso de quem você é e do trabalho que tem realizado; então dedique-se a isso inteiramente. Mais uma vez, é proveitoso colher informações de quem o conhece melhor. Faça perguntas a si mesmo: “O que eu realmente mais gosto de fazer? Em quais momentos me sinto mais vivo? O que estou fazendo quando perco a noção de tempo? Gosto de rotina ou de variedade? Prefiro servir em equipe ou por conta própria? Sou introvertido ou extrovertido? Sou racional ou emocional? De que gosto mais: competir ou cooperar?”.

Aceite e desfrute de sua forma
Uma vez que Deus sabe o que é melhor para você, você deveria aceitar com gratidão o modo em que ele o moldou. Sua FORMA foi determinada soberanamente por Deus, para o propósito dele, então você não deve se ressentir ou rejeitá-la. Em vez de tentar se remodelar para ser outra pessoa, você deve comemorar a FORMA que Deus deu somente a você. Entretanto, Cristo concedeu aptidões especiais a cada um de nós — qualquer coisa que ele deseja que recebamos de seu rico depósito de dons.

Continue desenvolvendo sua forma
A parábola dos talentos, contada por Jesus, demonstra que Deus quer que façamos o máximo com o que ele nos dá. Devemos cultivar nossos dons e habilidades, manter nosso coração em chamas, desenvolver nosso caráter e nossa personalidade e ampliar nossas experiências para que sejamos cada vez mais eficientes em nosso serviço.

Se você não exercitar os músculos, eles enfraquecem e atrofiam. Da mesma maneira, se não utilizar as habilidades e capacidades que Deus lhe deu, você irá perdê-los. Jesus ensinou a parábola dos talentos para enfatizar essa verdade.

Deus merece o melhor de ti.

Leia: 2 Timóteo 2.15

Qual a melhor maneira de usar o que Deus te deu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...