segunda-feira, maio 21, 2012

Devocional do Dia - 21/Maio de 2012


Você é CIUMENTO???

Namorar é muito bom; dá aquela sensação de ter alguém com quem contar, não é mesmo!? Isso nos leva, naturalmente, a nos preocuparmos com o namorado e protegê-lo de qualquer "perigo". Um pouco de ciúme é bom e pode até fazer bem para o ego do outro. Mas, em excesso, só causa problemas...
Definir o ciúme é tão difícil que médicos e psicanalistas apresen­tam diferentes teorias a respeito. Alguns dizem, por exemplo, que a raiz do ciúme é a falta da serotonina hormônio ligado à auto-estima que gera o medo de perder a pessoa amada. E esse medo manifesta-se mais quando surge uma ameaça concreta à relação.
Outros cientistas associam o ciúme a fatores socioculturais, de­pendendo da criação ou do fato de a pessoa ter sofrido uma traição. Há também aqueles que definem o ciúme como um zelo, que pode ser usado de forma positiva, ajudando a fortalecer o vínculo. Mas o perigo é quando o ciúme torna-se doentio, a ponto de fazer alguém ver indícios de traição em qualquer atitude.
Como CONTROLAR o CIÚME? O ideal é segurar a "onda" no momen­to e depois conversar com calma. O diálogo é importante para aumentar a confiança. Quando seu ciúme é obsessivo, você não confia e põe "minhocas" na cabeça. E namoro sem confiança não se mantêm!
A melhor maneira de vencer o ciúme em excesso é priorizar as coisas sagradas. Quando você valoriza demais um relacionamento, coloca-o em primeiro lugar em sua vida. No entanto, Jesus nos ensina a amar primeiramente a Deus (LEIA: Mt 10.37; Lc 10.27), e isso é fundamen­tal para você não cair na tentação de idolatrar uma pessoa!
Ore para que o Senhor ajude você a colocá-Lo como prioridade e descanse em Deus, porque quando Ele está em primeiro lugar nas nossas vidas, as demais coisas nos são acrescentadas! Confie, descanse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...