quinta-feira, agosto 16, 2012

Devocional



Você é aquilo que lê

No início de minha adolescência, eu não gostava de ler. Aliás, você conhece algum adolescente que goste de fazer isso? Mas quer saber de uma coisa? Quem gosta de ler sobressai-se, pois aprende naturalmente a falar bem e, se for um leitor atento, tem facilidade de escrever, haja vista incorporar o estilo dos autores.

No entanto, leia livros de autores consagrados. Se você ler obras de baixa qualidade, estará aprendendo errado. Nesse caso, prepare-se para o vexame!                            

Dia desses eu estava lendo algumas "pérolas" escritas por estu­dantes — não estudiosos — na prova de redação do Exame Nacio­nal de Ensino Médio — para muitos, um vexame nacional. Confesso que não sabia se ria ou chorava.

Veja abaixo algumas frases que selecionei, acompanhadas de meu comentário. Divirta-se, mas lembre-se: quem não lê e não estuda corre o risco de escrever e falar as mesmas coisas...
— Os desmatamentos de animais precisam acabar. (O que você acha de caçar árvores?)
— Todos os fiscais são subordinados; é a propina. (Ele quis dizer subornados, e espero que não sejam todos os fiscais.)
— O problema ainda é maior se tratando da camada Diozoni. (Seria outro nome da camada de ozônio?)
— Na época de Cristo não batiam hindústrias para poluir e assim mesmo haviam problemas sociais entre os povos. (São indústrias hindus?)
— No paiz enque vivemos, os problemas cerrevelam... (Isso é lín­gua portuguesa?)
— A natureza foi discuberta pelos homens a quinhentos anos atrás. (Isso é um trabalho para o professor Pasquale Cipro Neto.)
— Não preserve apenas o meio ambiente, mas sim todo ele. (Ah, e quando você for mandar uma mensagem para alguém pela Internet, não mande um e-mail; mande um e-inteiro...)
— Hoje endia a natureza não é mais aquela. (Hoje em dia, pou­cos jovens sabem escrever corretamente.)
— Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais. (Preste atenção: você nunca será igual ao seu semelhante.)
— Na Amazonas está cendo a maior derrubagem e extração de madeira do Brasil. (Nãu ceja comu esti istudanti! Seja um estudioso experto!)
— Vamos deixar de sermos egoístas epensarmos um pouco mais em nós. (Metade da redação dele é formada pelo sufixo "mas"...)
— Por isso eu luto para atingir os meus obstáculos. (Este deve viver machucado...)
— A concentização é um fato esperançoso para o território mun­dial. (Nunca queira escrever difícil para impressionar.)
— O serumano no mesmo tempo que constrói também destrói, pois nois temos que nos unir para realizar parcerias. (Este ser hu­mano precisa estudar...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...