sábado, agosto 18, 2012

Devocional


Seja um vencedor!


A Palavra de Deus apresenta muitos exemplos de jovens que estudaram e foram bem-sucedidos. Você já leu em sua Bíblia sobre Moisés? Depois de amadurecer, recusou todas as riquezas do Egito por amor ao Senhor e a seu povo (Hb 11.24-26). Nem por isso deixou de se aplicar aos estudos.

Enquanto esteve no Egito, aprendeu toda a ciência daquele povo, o que muito contribuiu para o êxito de seu trabalho. Nunca pense que o que você vem estudando não poderá ser usado. Tenha certe­za de que isso lhe será útil de alguma forma, mesmo que venha a trabalhar em uma área diferente de sua formação.

Ainda adolescente, Samuel se aplicou sobremaneira ao estudo, no Templo do Senhor, crescendo em todos os aspectos (1 Sm 2.11,21,26; 3-1,19). A sua dedicação, com certeza, foi uma das razões pelas quais Deus o chamou para ser um dos representantes dEle, em meio aos israelitas, como profeta, juiz e sacerdote.

O jovem Daniel e seus três amigos — Hananias, Misael e Azarias — foram considerados os mais sábios da Babilônia, superando todos os eruditos (Dn 1.17-21). Saiba que Deus capacitou aqueles jovens, mas de nada adiantaria isso, se não se apli­cassem aos estudos. O Senhor faz a parte dEle, porém temos de fazer a nossa.

Jesus aplicou-se tanto aos estudos, que aos doze anos já estava entre os doutores (Lc 2.39-52). Alguém poderá pensar: "Jesus estava entre os doutores porque já veio ao mundo sabendo de tudo". Mas não é isso o que a Palavra de Deus diz. Embora Ele não tenha deixado de ser Deus, como homem precisou estudar.

O Mestre, na adolescência, não apenas foi interrogado pelos dou­tores, mas também os interrogava, pois queria aprender: “E aconteceu que, passados três dias, o acharam no Templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os" (Lc 2.46).

Na juventude, o apóstolo Paulo foi instruído aos pés de Gamaliel, grande mestre da época (At 22.3). E Deus valorizou o seu esforço, chamando-o para importantes obras: pregar o evangelho e escrever treze livros do Novo Testamento! Como ele faria isso, se não estives­se preparado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...