quinta-feira, setembro 27, 2012

Devocional do Dia 27/09/12

Reflita um pouco

Já parou para pensar sobre o cuidado que eles tiveram com você durante a fase de gestação? Foram longos meses em que todo o cuidado era pouco. E lá estava você, sem saber o que acontecia do lado de fora... Enquanto isso, eles estavam preocupados com o seu berço, as suas roupinhas, o seu quarto...
Bem, você nasceu, e o cuidado continuou. Qualquer choro, em meio à madrugada, era motivo para seu pai ou sua mãe pularem da cama e irem até o seu berço.
Ah, você está estudando? Pois é... Foram seus pais que o matricu­laram na escola! Eles querem que você seja alguém na vida. Não sei se é o seu caso, mas há muitos pais que, mesmo não tendo a oportunidade de estudar, fazem questão de que os seus filhos estudem. Um pai sente-se mais realizado com o sucesso do filho do que com o seu!
Entendeu por que seus pais querem saber sempre aonde vai, quando voltará e com quem vai? Não é porque sejam "chatos"! Eles são cuidadosos porque o amam e querem o seu bem. Além disso, se permitirem que você faça tudo o que deseja, não estarão ensinando-lhe os limites individuais e relacionais, além de não lhe transmi­tirem noções do que pode ou não fazer.
Imagine você, adulto e sem saber se é errado ou certo fazer determinadas coisas. Cada vez que os pais aceitam uma contrariedade, um desrespeito, uma quebra de limites por eles impostos, fazem com que você rompa o limite natural para seu comportamen­to em família e em sociedade. E isso não é nada bom.
Cabe aos pais transmitir-lhe a diferença entre o que é aceitável ou não, essencial ou supérfluo, e assim por diante.

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele... A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.
Provérbios 22:6,15
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...