segunda-feira, setembro 10, 2012

Vale a pena obedecer


A Bíblia menciona a instrução do pai e a doutrina da mãe (Pv 1:8). Instrução é ensino, lição, educação intelectual. E instruir os filhos é dever dos pais: "Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele" (Pv 22:6). Você sabia que muitos jovens se envolvem com drogas e outras coisas negativas porque rejeitam a instrução dos pais, na adolescência?

Por que a Bíblia faz questão de enfatizar a doutrina da mãe? Por­que a sua aplicação é diferente da instrução do pai. Este é mais racional e prático, conforme as características que Deus lhe deu. Já a mãe é mais sensível, amorosa e comunica ao filho as suas virtudes. Se os filhos soubessem valorizar isso, não haveria tantas pessoas desequili­bradas emocionalmente — o que, em geral, é causado por problemas de formação da personalidade.

Há muitos que só ouvem o pai, e outros, apenas a mãe. Sabe qual é o resultado disso? Aquele que somente ouve o pai tende a ficar rígido demais, analisando tudo pela razão. O que ouve apenas a mãe acaba ficando sensível em demasia. Isso não significa que pai e mãe sejam rivais. Não! O ensinamento é o mesmo, mas a forma de comunicação e o contato são diferentes.

Você deve obedecer aos seus pais em tudo (Cl 3:20). Obediência pela metade é desobediência. Se eles lhe disserem: "Meu filho, pode ir àquele lugar, mas vamos buscá-lo às 22 horas", você não deve se revoltar com isso.

Apenas obedeça, pois ainda está sob a responsabilidade e a au­toridade deles. O cuidado de seus pais não é exagerado, pois vive­mos em um mundo de muita violência, drogas e outras coisas peri­gosas. Honre os seus pais e tenha sucesso na vida.

O que você fala de seu pai aos amigos? "Meu pai é muito chato." É isso? Não? Ainda bem, pois pai é um só e deve ser respeitado, tratado com todo o carinho. Foi graças a ele que você veio ao mun­do. E, se hoje está com saúde, é porque ele cuidou de você.

Já parou para pensar o quanto sua mãe sofreu por sua causa? Pense nas fases de gestação e de amamentação. Reflita sobre o cuidado que ela sempre teve com você, preparando-lhe o alimento, vestindo-o, levando-o à escola... É por isso que há promessas para quem honra os pais e punições para os que os desrespeitam.

Deus é justo e sabe retribuir a cada um segundo as suas obras, sejam boas, sejam más (Ap 22:12).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...