sexta-feira, setembro 28, 2012

Devocional do Dia 28/09/12

A "chatice" dos pais

Conquanto, aparentemente, seus pais estejam querendo se intro­meter em sua vida, perguntando acerca disso ou daquilo, é impor­tante que entenda a razão por que fazem isso. Creio que, havendo a compreensão do motivo pelo qual agem assim, você encarará a postura deles de modo diferente.

Deus criou as fases da vida infância, adolescência, juventude, velhice , e todas são importantes. Você está vivendo a maravilho­sa fase da adolescência!

Em cada fase, pensamos e nos comportamos de uma maneira. O que é divertido ou normal para um garoto de quinze anos pode ser perigoso e anormal para uma pessoa de quarenta. A "chatice" dos pais, na maioria das vezes, é clara, pois eles vivem em outro "mundo", vêem as coisas de modo diferente. O mesmo acontece com você, que vive no "planeta teen".

Geralmente, pessoas com grande diferença de idade encontram certa relutância em compartilhar as mesmas idéias, o que, muitas vezes, torna difícil a convivência. Porém, como já viveram não muito diferente de você as mesmas dúvidas e angústias comuns a qualquer pessoa, os mais velhos têm a experiência de vida que os capacita a aconselhá-lo com sabedoria.

E, como você está em fase de formação, precisa ouví-los. Não apenas seus pais, seus avós ou tios, mas todo bom conselho vindo de uma pessoa mais velha irá orientá-lo quanto ao presente e ao futuro. É por essa razão que o filho deve honrar os pais (Ef 6.1-3). E, da mesma forma, ouvir os conselhos dos mais velhos, pois com eles "... está a sabedoria e... o entendimento" (Jó 12.12).

Não pense que o conselho de seus amigos, que pensam como você, seja mais importante que o de seus pais. Seus amigos conhe­cem pouco da vida e precisam da ajuda da família tanto quanto você. Quantos jovens não perderam as suas vidas de forma banal simplesmente porque não ouviram os pais!

Você precisa habituar-se a consultar os seus pais. Reconheça ou não, eles pre­ocupam-se com sua segurança e sabem que você ainda é desprovi­do de certas defesas. Quando lhe fazem perguntas do tipo: "Onde você vai?", "Você voltará a que horas?", "Com quem você vai?", sim­plesmente estão demonstrando cuidado. Não encare isso como per­seguição ou intromissão.

Nunca os tenha como "chatos", pois as atitudes deles, aparente­mente inconvenientes, são positivas e benéficas para a sua vida. Às vezes, eles poderão ser enérgicos e repreendê-lo, mas não se abale. Eles agem assim por amor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...