terça-feira, setembro 11, 2012

Devocional do Dia



"Não gosto de levar bronca"

Ninguém gosta de ser repreendido, não é mesmo? Por mais que estejamos errados e mereçamos levar uma "bronca", é difícil aceitá-la. É da natureza humana isso. Mas a Bíblia apresenta o valor da repre­ssão com amor (Pv 27.5) Ela é muito mais importante do que um elogio. Enquanto este apenas o deixa orgulhoso, a "bronca" proce­dente leva-o a uma mudança de atitude.

Você sabia que o amigo sincero é aquele que lhe diz a verdade, mesmo que seja dura? Quem vê alguém em um caminho errado e não o orienta, preferindo omitir-se ou agir como se nada de mal estivesse acontecendo, não é um verdadeiro amigo (Ez 33.8).

Deus ama todos os homens e, como Amigo fiel, repreende o ser humano com o objetivo de abençoá-lo. Ele não é um carrasco, como muitos pensam. E a Bíblia diz que as suas misericórdias, que sempre se renovam, são a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22,23).

Entenda que repreensão não é o mesmo que maus-tratos, xingamentos, etc. Não! A verdadeira repreensão é usada para corri­gir, educar e orientar. E, nesse caso, ligada ao amor, é feita por alguém que está interessado em ajudá-lo.
 
É claro que a "bronca" é constrangedora. Entretanto, se estiver preparado para recebê-la como um conselho de quem o ama, a dor será bem menor. Muitos pais não repreendem seus filhos, por sua conta e risco, pois o próprio Deus, o nosso Pai, repreende a quem ama (Ap 3.19). Por isso, "O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga" (Pv 13.24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...