segunda-feira, maio 27, 2013

Amizade - Pescando Amigos

"O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se."
Provérbios 12:26

As pessoas começam uma amizade por diversas razões- solidão, aceitação, interesses mútuos, problemas em comum, por estudarem juntas, por irem à mesma igreja, entre outros-. Muitas pessoas diriam que não escolheram suas amizades; elas simplesmente acabaram juntas. Mas a Bíblia diz que nós deveríamos escolher intencionalmente os nossos amigos. Isso não quer dizer que você deveria se afastar das pessoas que aparentemente não são boas o bastante para andarem com você. Mas significa que você deve ser sábio com relação às suas amizades. Você não deve passar tempo com pessoas que vivem te pedindo para fazer coisas que são erradas. Nem com pessoas que desrespeitam e abusam de você. Muito menos com pessoas que maltratam os outros.
Se você precisa de um amigo, peça a Deus para mostrar as pessoas que despertam o melhor em você. Busque os atos de bondade e compaixão. Ouça aquelas vozes que não desprezam os outros. Quando encontrar alguém assim - aproxime-se! Pois talvez essa pessoa esteja procurando um amigo, assim como você.
A Bíblia descreve o tipo de amor evidente na verdadeira amizade como amoroso, bondoso, e nunca ciumento, arrogante, orgulhoso, rude ou egoísta. Sempre protege a outra pessoa, confia, espera e persevera. É fácil notar alguém que esteja sob essa direção. E agir em direção a esses atributos em sua própria maneira de viver atrairá os amigos certos para você.

O QUE A PALAVRA ME DIZ?

"É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se."
Eclesiastes 4:9-10

"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade."
Provérbios 17:17

"Quem é direto serve de guia para o seu companheiro, porém os maus se perdem pelo caminho."
Provérbios 12:26

"Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão."
Provérbios 18:24

4 QUALIDADES DA VERDADEIRA AMIZADE

Lealdade - nos bons e nos maus momentos.
Honestidade - dizer aquilo que precisa ouvir, e não o que quer ouvir.
Generosidade - compartilhar o que tem.
Amor - amar você do jeito que você é.

DESAFIO!!
A melhor maneira de se construir uma boa amizade é sendo um bom amigo. Aqui estão alguns passos para se tronar um bom amigo:

1- Mostre sincero interesse nas coisas que interessam seu amigo.
2- Seja todo ouvidos.
3- Defenda seu amigo; não permita que ninguém fale mal dele na sua presença.
4- Trate seu amigo com respeito.
5- Convide seu amigo para unir-se a você na sua caminhada com Deus, indo à igreja ou grupo de jovens juntos, ou até mesmo simplesmente orar junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...