sexta-feira, maio 31, 2013

Culpa - Não Afunde com o Navio!

"Os desorientados do espírito obterão entendimento."
Isaías 29:24

Você tem seu próprio sistema de alarme embutido,instalado por Deus. Esse sistema chama-se culpa. Ele é um presente valioso(embora muitas vezes não pareça). Ele pode te fazer se sentir desconfortável, constrangido e cheio de remorso. Mas isso é uma coisa boa. Ele te avisa quando está indo pelo caminho errado. Se você não voltar, talvez esteja a caminho de um desastre.
Quando você se sentir culpado, não cometa o erro de algumas pessoas(e simplesmente ignore o aviso). Ouça o alerta. Pare o que você está fazendo. Peça desculpas e contorne a situação. Fale com Deus sobre o que aconteceu e peça perdão a Ele. Depois, escolha uma direção melhor para que você possa seguir em frente, perdoado livre da culpa.
É fácil confundir a culpa com vergonha. Elas são bem parecidas. Talvez você sinta uma dor no estômago ou uma onda de constrangimento. Aí soa em sua consciência um alarme de que há alguma coisa de errado.
Com a culpa, esse alarme diz: "Eu cometi um erro.". A culpa é uma coisa boa, ela pode motivar você a não fazer o que é errado. Mas a vergonha pode levar à depressão.

O QUE A PALAVRA ME DIZ??

"Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável."
Salmos 51:10

"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte."
2 Coríntios 7:10

"Portanto, agora já não há condenação para quem está em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte."
Romanos 8:1-2

"Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e Ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus."
Atos 3:19-20

"Os que confiam em Ti não sofrerão a vergonha da derrota."
Salmos 25:3

COISAS PARA SE LEMBRAR A RESPEITO DA CULPA:

  1. A culpa mostra que está fazendo alguma coisa errada.
  2. A culpa colocada em você por palavras acusadoras de outras pessoas quase sempre é falsa.
  3. Quando não tratada, a culpa pode arruinar os relacionamentos com outras pessoas - inclusive com Deus.
  4. A única forma de eliminar a culpa, é entregá-la nas mãos de Deus, e pedir para que Ele te perdoe e te mostre um novo caminho.


DESAFIO!!!
Se o alarme da culpa soar:

  1. Confirme se está lidando com a culpa, e não com a vergonha.
  2. Peça perdão a Deus, e então, perdoe-se.
  3. Peça perdão a quem te magoou.
  4. Faça o que estiver ao seu alcance para consertar as coisas.
  5. Peça a Deus para ajudar a não cometer os mesmos erros outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...