quarta-feira, outubro 31, 2012

O que é santificação?





Você já percebeu que a santificação é um dos assuntos menos pregados nas igrejas? Apesar disso, desde os tempos antigos, é a condição para se receber as bênçãos espirituais (Js 3:5; 2 Cr 7:14). Mas o que é santificação? É o mesmo que separação (Lv 11:44). Significa afastar-se das coisas que não agradam ao Pai (1 Ts 4:3-7).
Ela envolve tudo o que há em você — espírito, alma e corpo (1 Ts 5:23) — e possui dois lados: o divino e o humano. Quando Jesus ressuscitou Lázaro, os homens tiveram de tirar, antes, a pedra do sepulcro (Jo 11:39). Se quisesse, Ele tiraria a pedra sem nenhu­ma dificuldade, porém Jesus nunca faz o que cabe a nós.
No momento em que você reconheceu o seu pecado e creu em Jesus como único e suficiente Salvador, ocorreu uma santificação dentro de você (Tt 3:5). Esta é a parte de Deus. Todavia, para pre­servar a salvação, você precisa seguir a santificação, consagrando-se diariamente ao Senhor e aperfeiçoando-se para a vida eterna (Hb 12:14).
Em Ezequiel 24:13, Deus disse ao seu povo: "... te purifiquei, e tu não te purificaste..." Em outras palavras, Deus fez a parte dEle, mas o povo não se importou em colaborar com o Senhor, perdendo as bênçãos que lhes estavam reservadas. Que tal fazer a sua parte?
A Palavra de Deus é clara: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós" (Tg 4:8). Ela não diz: "Espera Deus se chegar a você, e chegue-se a Ele”. Não! O primeiro passo deve ser seu: "Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor, a resposta da boca" (Pv 16:1).

terça-feira, outubro 30, 2012

Cuidado com o exagero

Ser santo não é ter aparência de piedade. Há pessoas que falam baixinho, vestem-se de modo simplório... Outros partem para o ex­tremismo, preocupando-se demasiadamente com medidas de rou­pas — o diâmetro da barra da calça, a largura da gravata e do cinto... Seria isso santificação?
Não confunda santificação com fanatismo. Fanáticos são aqueles que agem de forma exagerada, pregando uma santidade que nem Deus exige. Quer um exemplo? Um certo irmão afirmou que, na vinda de Jesus, os crentes que estiverem tomando banho não serão arrebatados. Por quê? Porque estarão nus!
O apóstolo Paulo ensinou que devemos nos precaver quanto aos que ensinam doutrinas de homens, como: "... não toques, não proves, não manuseies" (Cl 2.20-23). Veja o que Salomão fa­lou: "Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sá­bio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?" (Ec 7.16,17)
Isolar-se das pessoas do mundo é outra maneira fanática de querer demonstrar santidade. Isso não tem o apoio da Palavra de Deus, pois o próprio Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo..." (Mt 5.14) Onde a luz deve ficar? Escondida? Claro que não! A luz não se contamina. Você não deve isolar-se, e sim brilhar em meio às trevas (Fp 2.15).


Não pense também que ser santo significa viver sem tentação ou estar imune ao pecado (1 Co 10.12). Jesus foi o Homem mais santo que andou neste mundo. E o que aconteceu com Ele? Foi tentando de modo insistente pelo Inimigo. Como Ele suportou? Pela Palavra de Deus (Mt 4.1-11).

segunda-feira, outubro 29, 2012

Você já Assinou o Contrato?



"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o senhor." Hebreus 12:14

Calma... Não estou falando em assinar um contrato com um time de futebol ou uma agência de Top Models, mas do melhor contrato que alguém pode firmar nesse mundo! Deus quer que você faça um contrato com Ele.
O que é um contrato? É um acordo entre duas ou mais partes, em geral escrito e assinado por elas. Ele contém direitos e deveres, tanto para uma como para a outra parte. Por isso, é preciso ler antes e com bastante atenção os seus termos.
Sabia que o contrato assumido com Deus é bem di­ferente? Você não precisa ler os termos. Basta assiná-lo, e o Espírito Santo escreverá termos justos, baseados na Palavra de Deus. Nesse contrato serão relacionadas muitas bênçãos à sua disposição (Ef 1:3), porém, para recebê-las, há um dever importante: ser santo!
Você está disposto a assinar esse contrato?
 
"Santo, eu?"

É muito difícil para as pessoas do mundo entenderem o que os servos de Deus querem dizer quando pregam a santidade. Pensam que o título de santo aplica-se exclusivamente àqueles que já morreram e, depois, foram canonizados pelo papa por terem feito milagres, supostamente.
Há cidades, times de futebol, hospitais e escolas com nomes desses chamados santos. Existe até feriados para eles. E, não bas­tasse isso, há um dia em nosso calendário denominado Dia de Todos os Santos. Mas não é sobre esse tipo de santo que quero falar com você.
Conversaremos sobre a santificação com base nas Escrituras. E, nesse caso, ela é a condição para você ver a Deus, tanto nessa vida quanto no futuro (Hb 12:14; 1 Jo 3:1-3). Se compreender o real signi­ficado da santificação, terá prazer em segui-la.
Há muitos conceitos falsos sobre a vida de santificação. A pri­meira é a de que ela seja penosa, sofrida, haja vista obrigar o crente a renunciar a todas as coisas boas e prazerosas. Alguns até dizem que preferem ir para o inferno, pois lá haverá todas as coisas boas da vida, enquanto o céu é um lugar monótono...
No entanto, esse pensamento não leva em conta que os prazeres do mundo — embora sejam prazeres — são efêmeros, passageiros e conduzem ao inferno (Gl 5:16-19). E este é um lugar de angústia e desespero eternos (Ap 21:8).
Já o prazer e a alegria desfrutados na presença do Senhor come­çam aqui e permanecem para sempre (1 Jo 2:15-17). E é impossível mensurar a glória que sentiremos no céu (Rm 8:18).

sexta-feira, outubro 26, 2012

Devocional do Dia 26/10/12

Deus escolheu você!



"Como saber qual é o meu chamado?" Basta prestar atenção. Qual é o trabalho que mais gosta de fazer e tem facilidade de realizá-lo? Aí está a resposta. Ao chamá-lo, Deus pôs em seu coração o amor por uma determinada tarefa e um desejo para realizá-la. Se ainda não conseguiu identificá-la, continue orando, e Deus lha revelará.

Uma coisa é certa: há muito trabalho a ser realizado. Já pensou que Deus pode fazer de você um ministro dEle? O Senhor tem mui­tos dons à disposição daqueles que lhe querem servir. Leia em sua Bíblia Efésios 4.8-11.

A iniciativa é de Deus. Ele disse: "... eu vos escolhi a vós..." (Jo 15.16) O impulso inicial vem dEle. E o Senhor chama a cada um como quer. O profeta Eliseu estava orando no campo, e Elias lançou sobre ele a sua capa (1 Rs 19.19). Davi estava pastoreando ovelhas quando foi chamado para ser ungido rei de Israel (1 Sm 16.11-13). Amós estava trabalhando como cultivador de plantas e boieiro (Am 7.14,15). O apóstolo Paulo teve um encon­tro com Jesus, mas já tinha sido chamado desde o ventre de sua mãe (At 9.1-18; Gl 1.15). Timóteo simplesmente foi convocado para o trabalho por Paulo (At 16.1-3).

O importante é estar em sintonia com a direção do Espírito Santo. Ele conta com você e se encarregará de conduzi-lo, para que não se desvie de sua vocação (Sl 37.23). O Senhor o guiará na justiça, bem como lhe ensinará o seu caminho (Sl 25.9).

Sabia que Deus lhe deu certas aptidões naturais com um propó­sito? Se escreve ou fala bem, isso não é por acaso. Jesus deseja que você, ao entender a sua vontade, permita que Ele o use como um instrumento em suas mãos. Está disposto a isso?
 
 

quinta-feira, outubro 25, 2012

Devocional do Dia 25/10/2012

"Qual é meu chamado?"


Essa é a dúvida que paira em nosso coração quando estamos decididos a servir ao Senhor. No corpo de Cristo há muitas tarefas, e quando estudamos a Palavra de Deus, verificamos que todo salvo recebe do Senhor pelo menos três chamamentos especiais.

O primeiro é para a salvação (Mt 11.28). Uma vez que ela é oferecida a todos (Jo 3.16; Hb 2.9), o Senhor Jesus disse: "Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento" (Lc 5.31,32). Porventura há alguém que não seja pecador? Leia em sua Bíblia Romanos 3.23; 5.12 e Salmos 51.5.

Quando você se entregou a Cristo, Ele também o chamou para a evangelização (1 Pe 2.9). Todos os salvos receberam essa missão, independentemente de sua ocupação na igreja. Muitos não têm ha­bilidade para pregar ao ar livre, mas sabem utilizar a evangelização pessoal. Não importa o meio: todos devem fazer da evangelização a sua tarefa principal (Mc 16.15; Mt 28.19).
Sabia que evangelizar é sua obrigação? É claro que você não fará isso por pressão, e sim por amor aos outros. Todavia, como Paulo, precisamos sentir o peso dessa responsabilidade: "... me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!" (1 Co 9.16). Ore, para que o Senhor lhe dê esse mesmo sentimento.
 
Além disso, o Senhor também o chamou para uma obra específi­ca. Você tem uma missão especial para realizar em prol da edificação da Igreja.
Assim como, no corpo humano, cada órgão tem a sua finalida­de específica para o bem do todo, no Corpo de Cristo, cada salvo exerce uma obra em benefício do organismo. Uns recebem o ta­lento para cantar, outros para pregar, outros para ensinar, outros para pastorear, outros para interceder !!! Deus escolheu você, agora só falta você estar aberto para Deus lhe mostrar o teu chamado.
 
 

quarta-feira, outubro 24, 2012

Devocional do Dia 24/10/2012

Como receber os dons?

Você já é batizado com o Espírito Santo? Ele é a porta para o recebimento dos dons. Se já o recebeu, precisa agora informar-se melhor acerca dos dons espirituais (1 Co 12.1). Deus os distribui de acordo com a sua vontade. Ele sabe quais são os dons que se adap­tarão à sua personalidade e aqueles que Ele quer que você desenvolva.

Procure conhecê-los, assim, poderá buscá-los com zelo (1 Co 14.1). Porém, você precisa buscar o desenvolvimento do fruto do Espírito, cuja base é o amor (Gl 5.22), se quiser receber dons espirituais. Sem amor, você será como uma lata vazia, que faz apenas muito barulho, porém nada tem a oferecer. Não há conteú­do. Leia em sua Bíblia: Efésios 5.18,19.

Busque os dons com zelo. Como assim? Você precisa saber onde e como buscá-los. Nunca os procure em montes, vales, reuniões secretas, onde, invariavelmente, ocorrem manifestações estranhas. Apenas ore com perseverança, adorando a Deus sempre e buscando-o de coração (Mt 6.33; Jr 29.13). De repente, Deus se manifestará de forma poderosa, como no dia de Pentecostes (At 2.1-4).
 
 

 
 
 

terça-feira, outubro 23, 2012

Devocional do Dia 23/10/12


Os Dons do Espírito

Sabedoria e ciência

Leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a busca de valores divínos. Leva à prática da justiça e de um coração misericordioso. Palavras de sabedoria são enunciadas através das pessoas pelo Espírito Santo.
O dom da ciência é uma capacidade para entender as verdades reveladas da Palavra, a ponto de explicá-las com clareza.
At 6:3; 1Co 12:8; 1Co 11:23

Fé, curas e maravilhas

Fé sobrenatural comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o cristão a crer em Deus e levando à salvação, quando as pessoas ouvem a Palavra de Deus, a fé é gerada em seus corações (Rm 10.17). O dom da fé desafia as pessoas a operarem milagres (At 14.8-10).
Todos os salvos receberam poder de Deus para curar os enfermos, levando à restauração da saúde por meios sobrenaturais e em nome de Jesus (1Co 12:9).
Associado à fé, o dom de operação de maravilhas dá ao crente o poder para realizar coisas extraordinárias pelo sobrenatural de Deus (2Co 12:12).
 

Profecia e discernimento

A profecia é a capacidade de falar com autoridade da parte de Deus com o objetivo de exortar, consolar e edificar (1 Co 14.3). Deve ser usada na igreja, para que haja julgamento.
Quem possui o dom de discernir os espíritos consegue identificar mesmo sem conhecer o pregador, o profeta ou o ensinador se a mensagem provém do Espírito Santo ou de outro espírito. Esse dom é muito necessário, pois, de acordo com a Bíblia, existem muitos espíritos enganadores (1 Jo 4.1).

Línguas e interpretação

Expressar-se numa língua diferente, sem conhecimento prévio, sob influência do Espírito Santo para a sua edificação.
Sem o dom de interpretação, o de variedade de línguas edifica apenas a quem o possui. Por isso, há aqueles que tem a capacidade especial de interpretar o que é falado em´outras línguas, pelo Espírito Santo.
1Co 14


 

segunda-feira, outubro 22, 2012

Devocional do Dia 22/10/12


Como receber o poder do alto?
 

 
 
O batismo vem do Senhor. Não depende de méritos, métodos, locais, posições corporais... Porém algumas condições são necessárias: arrependimento dos pecados (At 2.38), conversão (2 Cr 7.14; Pv 1.23), obediência (At 5.31), santificação (At 15.8,9), busca constante (Lc 11.9-13), e fé (Mc 11.24; Jo 7.38).
 
Saiba que essa bênção, em geral, é recebida após a experiência da salvação (At 8.14-17; 19.1-7), mas pode acontecer no momento do encontro com Cristo (At 10.24-28). O que é impossível é o seu recebimento antes do novo nascimento (At 2.38). Tome posse desse presente! Ele está à sua disposição! Essa pro­messa maravilhosa ainda "está de pé", "Pois João [Batista] batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias" (At 1.5). Ela diz respeito a todos os que o Senhor  chamar.
 
Leia em sua Bíblia Atos 2.39.
 


 

domingo, outubro 21, 2012

Revestimento de Poder

Ser revestido com Poder, consiste em ser batizado no Espírito Santo para apregoar o evangelho.
No livro de Lucas 24:49, Jesus manda que os discípulos aguardem em Jerusalem o Espírito Santo, e quando Ele visse, os discípulos deveriam sair para pregar o evangelho (At 1:8).
Em  Atos 2, é descrita a promessa de Atos 1:8 e de Lucas 24:49, os discípulos são batizados e apartir desse momento saem para pregar as boas novas.
O batismo com o Espírito Santo tem como evidência o falar em línguas desconhecidas (At 2.1-4; 10.44-48; 19.1-6). Daí usarmos a expressão "línguas estranhas".

sábado, outubro 20, 2012

O batismo com Fogo!

A todos aqueles que creêm em Jesus está reservado o Espírito Santo, esse presente de Deus é necessário a todos os crentes, para que preguem o as boas novas (At 1:8).
Em 1 Corinthios 12:13 fala que todos nós quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, somos inseridos no Corpo de Cristo. E depois desse passo existe o batismo nas águas, que é o que nos da a certeza da salvação (Mc16.16).
Quando você aceita a Jesus, o Espírito Santo de Deus entra dentro de nós, mas o objetivo dEle não é apenas morar dentro do nosso coração, mas ser nosso amigo, e nos transformar e nos revestir com o Poder que vem do Reino dEle, os Céus.

sexta-feira, outubro 19, 2012

Deus tem dons pra você!

Dom é algo que Deus tem para todos aqueles que acreditam que Jesus é o nosso Senhor e Salvador, mas ninguém é merecedor de receber esse dom (Rm 3.23). Mas porque somos justificados pela fé mediante Cristo, podemos ter relacionamento com Deus (Rm5.1).
Tudo vem de Deus, e os dons e a graça dEle, não podem ser comprados (Jo 3.16; Rm 6.23; Ef 2.8; At 2.38; 8.20).
Deus não da os dons para serem desperdiçados, e são valiosos, e alguns cristãos por não conhecerem acerca deles, não os recebem.(1 Co 12.7)
Os dons são para nós, e para o dia que vivemos (At 2.16-18). Para conseguimos devemos busca-los com fé, e com o intuito de enrandecer o nome de Deus (1Co 14.1; Rm 12.6; 1Co 14.16,40).
Existe um passo antes dos dons, e no próximo devocional falaremos dele.
 

quinta-feira, outubro 18, 2012

Presentes!

Deus nos presenteia, e o maior presente depois de sua morte foi o Espírito Santo, que nos dá dons especiais!
A motivação de um cristão deve ser viver uma vida de intimidade com o Espírito Santo, e ganhar vidas desfrutando dos dons que Ele nos dá.
Na primeira carta de Paulo aos Corinthios nos capítulos 12, 13,14, ele fala sobre os dons que nos foi presenteado por Deus Espírito Santo.
Leia esse capítulos da bíblia para que você possa entender os proximos devocionais.

quarta-feira, outubro 17, 2012

Devocional do Dia

Ele Responde!!!





Orar é muito bom, e na bíblia, vemos variasvezes as pessoas se ajoelhando para falar com Deus.(Lc 22.41; At 9.40). Mas orar de joelhos, não faz com que Deus o escute ou não.(Jn 2.1-2).
Deus quer que nosso coração esteja disposto para falar com Ele.(Sl 57.7).Algumas pessoas na bíblia não oraram ajoelhadas (Is 38.2)
A nossa oração devecomeçar com adoração, e deve ser verdadeira, e antes de pedirmos algo a Deus, devemos estar puros diante dEle, sem rancor ou falta de perdão, e Jesus nos ensina isso em Mateus 6.5-13
Devemos orar sem cessar e assim manter nossos pensamentos nas coisas que vem do alto.(Lc 18.1; Cl 3.1-2) Mas simplesmente andar com os pensamentos nas coisas do alto não resolve, devemos ter um tem po a sós com o nosso Senhor, assim como Jesus tinha(Mc 6:46).
Ore sempre em nome de Jesus, porque nesse nome há poder(Mc 16.17).


terça-feira, outubro 16, 2012

Não jogue conversa fora!!!

 
Oração não é monólogo; é diálogo com Deus.
E Ele é o nosso maior Amigo.
Só que, nesse caso, você nunca deve se aproximar dEle para "jogar conversa fora". Ele fala com você, mas quer que haja seriedade e franqueza em suas palavras. Veja o que diz a Bíblia: "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que pos­samos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajuda­dos em tempo oportuno" (Hb 4.16).
Deus se compromete, em sua Palavra, a responder em tempo oportuno as nossas petições: "Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes" (Jr 33.3); E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jr 29.13). Você deve orar porque depende do Senhor (Pv 3.5; Jo 15.5). Ele quer cuidar de você (1 Pe 5.7).

Entretanto, oração não é tão somente nos dirigirmos a Deus para pedir coisas. Há quatro maneiras de você se dirigir a Deus — a adoração é uma delas e a mais importante.
 

segunda-feira, outubro 15, 2012

Testemunho

 
"E ai , suave ?

No devocional do dia 07 outubro , domingo , fala sobre avós. Enquanto eu fazia o devo , senti um peso muito grande para orar pelo meu avô , e pedi que o reino de Deus chegasse sobre ele em espírito e verdade , pois ele não era convertido.
No dia 13 sábado , Espírito Santo me usou para falar com meu pai sobre isso , e Deus quis usar meu pai para poder evangelizar meu avô. No mesmo dia , meu pai foi até ele , deu a boa notícia , e meu avô aceitou Jesus como único Senhor e Salvador !


'' - Peçam e vocês receberão. ''
Mateus 7: 7


'' - Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. ''
Marcos 11: 24"
Martin Marques
 
 

Você adora a Deus???

Sabia que você foi criado, formado e feito à imagem e semelhan­ça do Criador (Gn 1.26) para adorá-lo?
Leia em sua Bíblia Isaías 43.7.
Muitos jovens têm escolhido o caminho das drogas, da imoralidade, da violência e do prazer egoísta. Mas você tem razões de sobra para adorar a Deus em espírito e em verdade!!!


O que é adoração?
Em João 4, está registrado um diálogo en­tre Jesus e uma mulher de Samaria. O Mestre apresentou muitas verdades àquela mulher — uma delas sobre a adoração (Jo 4. 23,24). Ele enfatizou que o Pai celestial procura os verdadeiros adoradores. Por quê? Porque nem todos os que o adoram são autênticos (Is 29.13; Am 5.23).

Somente Deus é digno de adoração (Dt 6.5).
Você não pode dizer que o adora, se ainda oferece em seu coração espaços para outras coisas que não agradam ao Pai (Mt 6.24; Sl 57.7).
Por que adorar ao Senhor? Você foi feito para isso! É bom louvá-lo (Sl 92.1), pois Ele é digno de ser adorado (Sl 48.1; Ap 4.11) e habita no meio dos louvores (Sl 22.3).
E quando adoramor a Deus, Ele nos fortalece e mostra o quão grande Ele é, e nosso problemas tornam-se pequenos!

domingo, outubro 14, 2012

Ainda falta uma coisa para você!


Se você lê, ouve, guarda, pratica os ensinamentos da Bíblia, ainda lhe falta uma coisa: manuseá-la bem! Os deveres para com as Escrituras são progressivos: é preciso ler e ouvir para guardar; e guardar para praticar...
 
E agora? Fazendo tudo isso você estará apto para manejar bem as Escrituras (2 Tm 2.15).



 
Manejá-la bem é saber interpretá-la e aplicá-la corretamente. E, a respeito disso, o apóstolo Pedro ensinou: "... estai sempre prepara­dos para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pe­dir a razão da esperança que há em vós" (1 Pe 3.15). Não perca tempo! Há muitos adolescentes descrentes precisando ouvir a Palavra. E você foi escolhido por Deus para fazer isso (Mt 13.11).
Não adianta nada você dizer que ama a Bíblia Sagrada, se não a lê e nem ouve a sua exposição. Como você pretende guardar a sua mensagem, cumprir os seus mandamentos e manejá-la bem, se nem ao menos procura lê-la diariamente? Veja o que disse o salmista: "Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!" (Sl 119.97)

sábado, outubro 13, 2012

Você e a Bíblia


Você já leu o Salmo 119? Calma... Não vou pedir para lê-lo agora. Quer dizer, alguns versículos, sim. Este salmo mostra que a Pala­vra de Deus nos purifica (v. 9), impede-nos de pecar (v. 11), vivifica-nos (v. 50), guia-nos (v. 105) e dá-nos entendimento (v. 130). Por isso, Jesus disse: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus..." (Jo 8.47)
 

Quem lê, ouve e guarda no coração as Escrituras é bem-aventu­rado — mais do que feliz (Ap 1.3). Por isso, o profeta Isaías disse: "Buscai no livro do Senhor e lede..." (34.16) Talvez você pense: "Sou muito jovem para ficar me preocupando tanto com a Bíblia e coisas espirituais. Mais para frente penso nisso". Então veja o que Paulo disse ao jovem Timóteo: "Persiste em ler..." (1 Tm 4.13)
 

Como você pretende crescer espiritualmente? Isso só é possível mediante o alimento que nos é indispensável, a Palavra de Deus (Mt 4.4; 1 Pe 2.1,2). O mestre Antônio Gilberto apresenta algumas razões para ler e estudar a Bíblia Sagrada. Uma delas é: "Ela alimenta nossas almas (Jr 15.16; Mt 4.4; 1 Pe 2.2). [...] Bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual" (A Bíblia Através dos Sécu­los, CPAD, pp. 11-13).

Você precisa ter prazer em ouvir os ensinamentos da Bíblia. Quem Ouve a Palavra tem a sua fé grandemente aumentada. Como se porta quando um pregador transmite a mensagem? Você sai do templo? Permanece nele, mas desapercebido? Fica conversando com a pessoa ao lado? Ou ouve com atenção a Palavra do Senhor?

Ler e ouvir é muito importante. Mas se não houver o cuidado de guardar a mensagem bíblica, você perdeu o seu tempo (Sl 119.11). Como assim? Se não puser em prática o que recebeu, para que servirá o seu esforço? Deus manda-nos guardar a Palavra em nosso coração para a cumprirmos (Tg 1.22-24).


Como praticar a Palavra? Primeiro, ela precisa estar em seu cora­ção (Dt 6.6). Ter versículos na memória não significa guardar a Pala­vra. Decorar, ao pé da letra, é guardar no coração! Sabia disso? Guar­de as palavras da Bíblia bem no fundo de seu coração (Pv 3.1-3). Como? Lendo e estudando a Palavra com oração e temor. Lembre-se de que a Bíblia não é um livro qualquer.
 

Jesus ensinou que os não praticantes dos seus ensinamentos es­tão em terreno arenoso, movediço, em contraste com o cumpridor das Escrituras, firmado na rocha (Mt 7.24-27). Não foi por acaso que o Senhor enfatizou: "Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes" (Jo 13.17). EXPERIMENTE VIVER A PALAVRA DE DEUS! E BOM APETITE...

sexta-feira, outubro 12, 2012

É AMANHÃ! Quem vc já convidou?


O que é o fruto do Espírito?


À medida que você se aproxima do Senhor, o Espírito Santo vai fazen­do amadurecer em você o fruto do Espírito, uma poderosa opera­ção dEle no seu interior, com o objetivo de fazê-lo andar de acordo com a Palavra de Deus. Leia em sua Bíblia Gálatas 5.22.

Trata-se de um único fruto com nove virtudes: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. É como uma fruta com vários gomos; uma flor com várias pétalas, etc. Quais são esses gomos ou pétalas?


Amor e alegria
 
Quando você permite o amadurecimento desse fruto, o egoís­mo — um sentimento que o leva a viver em torno de si mesmo, sem se preocupar com os outros — é destronado de seu coração. E, sabe o que resta? O amor! O Espírito Santo muda a sua natureza, e você se torna amável, amoroso e começa a pensar nos outros (Rm 13.9; Lc 10.25-27).
 

Ao permitir que o Espírito atue em sua vida, você sentirá uma alegria muito grande (Sl 16.11) que o completará (Jo 17.13), servindo-lhe de bom remédio (Pv 17.22). Essa alegria, que, refletindo-se em seu semblante, é capaz até mesmo de transformá-lo, deixando-o mais bonito (Pv 15.13), o fortalecerá no Senhor (Ne 8.10). E um cren­te alegre contagia as pessoas que estão à sua volta!


Paz e longani... O quê?
 
Em um mundo de tanta intolerância e guerras por toda parte, Deus quer que você seja um pacificador. Sabia que você só pode ser um pacificador depois de se tornar pacífico? Isso mesmo: somente após obter a paz com Deus (Fp 4.7), mediante o fruto do Espírito, você conseguirá ter paz com os outros, sendo um comunicador dessa virtude (Mt 5.9).

 
O que é longanimidade? Divida a palavra "longânimo" em duas partes: LONG/ÂNIMO. Agora inverta o ordem: ÂNIMO/LONG. Ah, agora ficou fácil demais... ÂNIMO LONGO! Ser longânimo é ser paciente: “O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura" (Pv 14.29). 
 
 

Benignidade e bondade

 
O mundo está no maligno, mas o crente tem de ser benigno! Benignidade é sinônimo de brandura, suavidade; é a qualidade de uma pessoa dócil, gentil. Aparentemente, isso é incompatível com a realidade atual, principalmente para o homem, acostumado a ser "durão". Todavia, ser gentil e dócil não significa ser frouxo ou co­varde (1 Sm 16.18). Jesus, apesar de benigno, falava com firmeza, quando necessário (Mt 23.23-29).

 
Se você tem benignidade conseguirá de­monstrar em seus atos a bondade — o amor em ação —, que também é incentivada pelo Consolador que habita no crente. Não adianta você dizer que ama, se não fizer o bem. E quem sabe fazê-lo e o não faz, comete pecado (Tg 4.17). Sabia disso? Permita que o fruto do Espírito amadureça, para que você faça o bem a todos (Gl 6.10).
 
 
 
 

Fé, mansidão e temperança

Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). A palavra "fé" aparece com significados variados nas Escrituras (Rm 14.23; Gl 1.23). Mas, em geral, é sinônimo de confiança inabalável gerada pelo Es­pírito Santo, capaz de manter o crente firme em meio às adversidades (Mq 7.1-7; He 3.17,18).
 


 
Não existe ninguém no mundo que seja manso de nascimento. Embora haja pessoas ponderadas, calmas por natureza, a mansidão propriamente é uma virtude gerada pelo Espírito. Só Ele pode mol­dar o seu caráter, para que você não tenha reações que resultem em prejuízos para a sua vida. Procure aprender com Jesus a ser manso e humilde de coração (Mt 11.29).


 

 
 
A última pétala é a temperança — domínio próprio, equilíbrio. É uma capacidade que você, como salvo, recebe do Espírito Santo para saber até onde pode ir. Assemelha-se ao freio de um automóvel. Com essa virtude, estará apto para agir em diversas circunstâncias, pois é necessário saber o que se pode e o que não se deve fazer (1 Co 6.12).
 

 
É claro que esse fruto só poderá amadurecer à medida que você der lugar ao Espírito Santo, mediante uma vida de oração, medita­ção na Palavra de Deus e renúncia ao pecado. Quando fizer a sua parte, o Senhor fará a dEle (Tg 4.8; 2 Cr 7.14).