Existe uma tendência de os irmãos mais velhos tratarem mal os mais novos, o que é uma covardia, não acha?!
Não trate mal o seu irmão. Seja seu amigo. Não tenha inveja dele, pois vocês são filhos dos mesmos pais e possuem o mesmo sangue. Deus espera que você oriente o seu irmão mais novo e o proteja. Sabia que, ao estabelecer a família, Ele criou uma hierarquia, para que cada membro tivesse a quem recorrer?
O pai, como chefe do lar, submete-se diretamente a Deus, mas deve consultar a esposa e os filhos para qualquer tomada de decisão. A esposa sujeita-se, em amor, ao marido, recebendo dele toda atenção e amor irrestrito (Ef 5.22-25). E os filhos devem ser submissos aos pais...
Existe submissão entre os irmãos? Sim. É coerente que os mais novos respeitem os mais velhos espontaneamente, sem que seja necessário o uso de força. Ao mesmo tempo, os mais velhos devem retribuir dando toda a atenção aos mais novos.
Quando o irmão mais velho é amigo e ajudador, o mais novo sente-se feliz em poder fazer alguma coisa para ajudá-lo. E, assim, existe uma perfeita comunhão e harmonia entre eles. Infelizmente, há uma tendência de o mais velho desprezar o mais novo, muitas vezes por inveja. Esta, em geral, manifesta-se em razão de o caçula ser bajulado pelos pais.
Você já ouviu falar dos irmãos de José? Eles poderiam ser muito abençoados por Deus, se não fossem invejosos (Gn 37.12-36). A inveja é mesmo algo muito negativo, pois causa no invejoso um desgosto, um ódio, um pesar, por ver a prosperidade ou a alegria de outra pessoa.
De acordo com o sábio Salomão: "O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos" (Pv 14.30). Em outras palavras, ela faz a pessoa desfalecer, perder a saúde física e, principalmente, a saúde espiritual. Foi a inveja que levou Caim a cometer o primeiro homicídio, matando Abel, o seu próprio irmão (Gn 4.1-9). Não deixe a inveja destruir você! Deixe o Espírito Santo sondar seu coração e ajudá-lo a tratar esse sentimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado...