quinta-feira, outubro 11, 2012

COMO ser fiel?


Jesus nunca obrigou alguém a segui-lo. Para ser um cristão fiel é preciso, antes de tudo, ter o desejo espontâneo de seguir a Cristo (Lc 9.23). O Senhor respeita a sua escolha, mas deseja que você o siga (Dt 30.19). Está disposto a isso? Nada é mais importante do que ter comunhão com Jesus Cristo.
Para ser fiel, você precisa estar disposto a renunciar o seu pró­prio "eu". Isso é fidelidade: permitir que Jesus seja o primeiro em sua vida — "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gl 2.20).

Como já vimos, as pessoas que valem-se do seu "eu" acabam sendo humilhadas, pois Deus não divide a sua glória com ninguém (Is 42.8). Lembra-se do rei Nabucodonosor? Ele vangloriou-se e por um bom tempo viveu como um animal quadrúpede, até que reco­nheceu que devia dar toda a glória ao Senhor (Dn 4.37).

Com Herodes aconteceu o mesmo: sendo considerado um deus pelo povo, discursou com soberba e foi severamente castigado (At 12.21-23). A Bíblia ensina que os exaltados são humilhados, e os humildes, além de exaltados (Lc 18.9-14; 1 Pe 5.6,7), estão sempre perto do Senhor (Sl 138.6).
Renuncie-se a si mesmo e tome cada dia a sua cruz! O que é tomar a cruz? Não é algo negativo, como muitos pensam. Cruz simboliza a vitória de Cristo (Cl 2.15), e por isso, o apóstolo Paulo disse:"... longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo..." (Gl 6.14)
Muitos confundem o "levar a cruz" com qualquer sofrimento que carregam. Também não se trata de conduzir uma cruz pesada, pagando uma promessa — Já pensou em ter de fazer isso todos os dias?
 
Levar a cruz cada dia significa estar disposto a obedecer a Deus, pronto até mesmo a sofrer por amor a Cristo. É estar firme no propósito de jamais negar ao Senhor, haja o que houver: 'Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas" (1 Pe 2.21).
 
E claro que, quando você toma essa decisão, um Amigo muito especial o ajudará a ser fiel — o Espírito Santo, que intercede por você e o assiste em todas as suas dificuldades (Rm 8.26; Jo 14.16,17).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...