terça-feira, outubro 30, 2012

Cuidado com o exagero

Ser santo não é ter aparência de piedade. Há pessoas que falam baixinho, vestem-se de modo simplório... Outros partem para o ex­tremismo, preocupando-se demasiadamente com medidas de rou­pas — o diâmetro da barra da calça, a largura da gravata e do cinto... Seria isso santificação?
Não confunda santificação com fanatismo. Fanáticos são aqueles que agem de forma exagerada, pregando uma santidade que nem Deus exige. Quer um exemplo? Um certo irmão afirmou que, na vinda de Jesus, os crentes que estiverem tomando banho não serão arrebatados. Por quê? Porque estarão nus!
O apóstolo Paulo ensinou que devemos nos precaver quanto aos que ensinam doutrinas de homens, como: "... não toques, não proves, não manuseies" (Cl 2.20-23). Veja o que Salomão fa­lou: "Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sá­bio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?" (Ec 7.16,17)
Isolar-se das pessoas do mundo é outra maneira fanática de querer demonstrar santidade. Isso não tem o apoio da Palavra de Deus, pois o próprio Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo..." (Mt 5.14) Onde a luz deve ficar? Escondida? Claro que não! A luz não se contamina. Você não deve isolar-se, e sim brilhar em meio às trevas (Fp 2.15).


Não pense também que ser santo significa viver sem tentação ou estar imune ao pecado (1 Co 10.12). Jesus foi o Homem mais santo que andou neste mundo. E o que aconteceu com Ele? Foi tentando de modo insistente pelo Inimigo. Como Ele suportou? Pela Palavra de Deus (Mt 4.1-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...