O irmão mais novo também deve fazer a sua parte, procurando não irritar o mais velho. Lembra-se do enganador Jacó? Ele fez algo que irritou profundamente o seu irmão Esaú, a ponto de este desejar matá-lo (Gn 27.41-45). É claro que Esaú estava errado em agir daquela forma, mas tudo ocorreu pela falta de prudência de Jacó.
Geralmente, os anos a mais que alguém possui representam mais experiência. Nesse caso, o mais novo deve reconhecer isso solicitando ao irmão mais velho ajuda para as tarefas escolares, principalmente.
Se o mais novo não respeitar o mais velho, dificilmente haverá comunhão entre eles. A Bíblia diz, em Amos 3.3: "Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" É tão bonito quando os irmãos se entendem, não é verdade? Um ajudando o outro, ambos se respeitando. Isso é agradável diante de Deus.
Há irmãos mais novos que colocam os mais velhos em situações muito complicadas...Comum é arrumar briga na escola e dizer: "Vou chamar o meu irmão!" O problema é que o outro também tenha irmão... Resultado: o que era para ser uma "briguinha" transformava-se em uma grande "encrenca".
Portanto, não se envolva em brigas, pois você é um servo de Deus. A Palavra de Deus aconselha: "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens" (Rm 12.18). Caso se envolva em alguma "enrascada", ore a Deus, fale com seus pais, mas não faça ameaças como: "Você vai se ver com meu irmão", pois isso pode trazer conseqüências graves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado...