segunda-feira, outubro 01, 2012

Converse com eles



O diálogo é a melhor maneira de descomplicar a relação com os pais. Tente mostrar-lhes quais são os seus anseios e esteja pronto para acatar os ensinamentos deles. É possível que muitas coisas não perigo­sas para você estejam sendo proibidas pelo fato de não haver uma conversa franca com eles. Mas fale toda a verdade, sempre. Não omita parte dela, a fim de obter a aprovação deles de forma enganosa.


Lembre-se de que seus pais sempre serão amigos de verdade. No mundo, há várias categorias de "amigo": interesseiros, inconsequentes ... Se quiser ter amigos de verdade, que, fazendo justiça ao significado da palavra, o amem, lembre-se de seus pais.

Procure-os antes de marcar qualquer compromisso com a "moçada", a fim de receber deles a orientação e a aprovação para agir. Digamos que você seja convidado para uma festa. Em vez de ir escondido, fale com eles antes. Isso é prudência, e Deus o aben­çoará. Honrar os pais, custe o que custar, deve ser o seu alvo, caso queira ter sucesso na vida.

Há jovens que não acatam as orientações dos pais e até lhes respondem com dureza. Outros chegam a amaldiçoá-los, no desejo de fazer prevalecer as suas intenções a qualquer custo. Mas veja o que a Bíblia afirmar acerca disso: "O que a seu pai ou a sua mãe amal­diçoar, apagar-se-lhe-á a sua lâmpada e ficará em trevas densas" (Pv 20:20).

Falei-lhe no capítulo anterior acerca das mentiras de Jacó. Porém o seu irmão, Esaú, era ainda pior (Gn 27:46; 28:6-9). Ele infringiu o primeiro mandamento com promessa — que parecia vigorar desde os dias de Noé (Gn 9:21-27), sendo, mais tarde, incorporado à Lei dada a Moisés (Êx 20:12) e reafirmado pelo apóstolo Paulo (Ef 6:1-3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...