sábado, outubro 06, 2012

Primos, tios & cia



Estabelecer elos com os parentes é muito bom. A união entre as famílias faz com que problemas sejam compartilhados, proporcio­nando a cada lar maiores possibilidades de alcançar a harmonia e um perfeito ajustamento.

Abraão tinha um vínculo tão forte com o seu sobrinho Ló que o chamava de irmão. Quando surgiram contendas entre os pastores de gado de ambos, Abraão foi o primeiro a se manifestar: "Não haja contenta entre mim e ti...; porque irmãos somos" (Gn 13:1-8). E tudo foi resolvido.


 Quando Maria soube que estava grávida, carregando em seu ventre o Messias, sua atitude foi ir apressadamente às montanhas visitar a sua prima Isabel para lhe contar a novidade (Lc 1:39,40). Tal postura demonstrou quanto Maria prezava os laços familiares, a ponto de enfrentar o cansaço, as condições climáticas variáveis daquela re­gião, etc, a fim de dar a notícia à sua prima.

Hoje, as coisas são diferentes... Os parentes quase não se vêem. A não ser em casamentos ou funerais, raramente se reúnem. Ainda que morem na mesma cidade, uma ligação telefônica é o máximo de contato que mantêm, e olhe lá. Prefere-se, muitas vezes, man­dar um e-mail ou nem isso. Você não acha que isso precisa ser mudado?

Procure viver em paz e harmonia com todos (Hb 12:14). Tenha iniciativa. Ligue para seus primos regularmente; visite-os, procure lembrar os dias de seus aniversários para parabenizá-los. Tudo isso pode ser considerado uma grande "caretice", mas é o caminho para as famílias viverem em harmonia, o que é bom para todos.
Uma das coisas mais admiráveis em uma pessoa é a sua capacidade de se relacionar bem com todos. Você conhece alguém assim? Para tal pessoa não há inimigos nem desafetos. Ela sabe compreender todos do jeito que são. Deus espera essa atitude de mim e de você.

Hoje em dia é comum ver adolescentes rebeldes, que praticam todo tipo de perversidades. No entanto, quando seus primos, espe­cialmente, virem que você tem atitudes diferentes, eles também irão mudar. Como sal e luz do mundo, você deve exercer influência, e não ser por eles influenciado (Mt 5:13-16).

A maneira mais eficaz de manter um bom relacionamento com os seus primos e tios é levar em consideração o lado espiritual seu e deles. Eles são crentes em Cristo? Conhecem a Palavra de Deus? Se não, você tem motivo redobrado para não recriminá-los por seus atos. Você deve, sim, orar por eles e, na medida do possível, falar-lhes do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...