domingo, outubro 07, 2012

Você e seus avós



Você ainda tem avós? Agradeça a Deus por isso. O apóstolo Paulo fala do cuidado que Lóide, avó de Timóteo, teve para com ele (2 Tm 1:5). Na verdade, como pais dos pais, os avós deveriam ser considerados pais duplamente, haja vista verem os netos como filhos também.

Quando a Bíblia declara que se deve honrar os pais, os avós estão incluídos. Ao falar com Jacó, que era filho de Isaque e, portanto, neto de Abraão, Deus lhe disse: "Eu sou o Deus de Abraão, teu pai..." (Gn 28:13). Note: Deus disse que Abraão era pai de Jacó. Por quê?

Os avós não são apenas pais dos pais — são os pais de todos os familiares, os responsáveis pela família que leva o seu sobrenome. Sabia que todos os benefícios que seus pais receberam dos seus avós estendem-se a você? Se não houvesse um cuidado da parte deles para com os seus pais, você sequer existiria.

Tudo o que você é e tem deve-se, em grande parte, aos seus avós. Que tal retribuir-lhes? Como? Simples: dê atenção a eles. Quando em idade avançada, a pessoa sente-se sozinha e gosta muito de que alguém mais novo esteja ao seu lado para que possa compartilhar um pouco de sua experiência de vida, ou simplesmente contar os seus "causos" e histórias. E haja história...

Você deve honrá-los porque, apesar de participarem por pouco tempo de sua vida, foram e são muito importantes para sua forma­ção. Aproveite ao máximo a presença deles. Respeite-os, não só pela idade avançada, mas, sobretudo, pelo que são e representam. Aproxime-se deles e procure assimilar o máximo de ensinamentos e experiências de vida.

Nunca seja respondão, mesmo que não concorde com a opinião deles. Talvez, em razão da idade avançada, exagerem um pouco nas repreensões. Não considere isso negativamente, mas saiba reter consigo os bons conselhos. E nunca zombe deles. Lembre-se sem­pre da promessa especial de Deus a você (Ef 6:1-3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...