sexta-feira, outubro 12, 2012

O que é o fruto do Espírito?


À medida que você se aproxima do Senhor, o Espírito Santo vai fazen­do amadurecer em você o fruto do Espírito, uma poderosa opera­ção dEle no seu interior, com o objetivo de fazê-lo andar de acordo com a Palavra de Deus. Leia em sua Bíblia Gálatas 5.22.

Trata-se de um único fruto com nove virtudes: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. É como uma fruta com vários gomos; uma flor com várias pétalas, etc. Quais são esses gomos ou pétalas?


Amor e alegria
 
Quando você permite o amadurecimento desse fruto, o egoís­mo — um sentimento que o leva a viver em torno de si mesmo, sem se preocupar com os outros — é destronado de seu coração. E, sabe o que resta? O amor! O Espírito Santo muda a sua natureza, e você se torna amável, amoroso e começa a pensar nos outros (Rm 13.9; Lc 10.25-27).
 

Ao permitir que o Espírito atue em sua vida, você sentirá uma alegria muito grande (Sl 16.11) que o completará (Jo 17.13), servindo-lhe de bom remédio (Pv 17.22). Essa alegria, que, refletindo-se em seu semblante, é capaz até mesmo de transformá-lo, deixando-o mais bonito (Pv 15.13), o fortalecerá no Senhor (Ne 8.10). E um cren­te alegre contagia as pessoas que estão à sua volta!


Paz e longani... O quê?
 
Em um mundo de tanta intolerância e guerras por toda parte, Deus quer que você seja um pacificador. Sabia que você só pode ser um pacificador depois de se tornar pacífico? Isso mesmo: somente após obter a paz com Deus (Fp 4.7), mediante o fruto do Espírito, você conseguirá ter paz com os outros, sendo um comunicador dessa virtude (Mt 5.9).

 
O que é longanimidade? Divida a palavra "longânimo" em duas partes: LONG/ÂNIMO. Agora inverta o ordem: ÂNIMO/LONG. Ah, agora ficou fácil demais... ÂNIMO LONGO! Ser longânimo é ser paciente: “O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura" (Pv 14.29). 
 
 

Benignidade e bondade

 
O mundo está no maligno, mas o crente tem de ser benigno! Benignidade é sinônimo de brandura, suavidade; é a qualidade de uma pessoa dócil, gentil. Aparentemente, isso é incompatível com a realidade atual, principalmente para o homem, acostumado a ser "durão". Todavia, ser gentil e dócil não significa ser frouxo ou co­varde (1 Sm 16.18). Jesus, apesar de benigno, falava com firmeza, quando necessário (Mt 23.23-29).

 
Se você tem benignidade conseguirá de­monstrar em seus atos a bondade — o amor em ação —, que também é incentivada pelo Consolador que habita no crente. Não adianta você dizer que ama, se não fizer o bem. E quem sabe fazê-lo e o não faz, comete pecado (Tg 4.17). Sabia disso? Permita que o fruto do Espírito amadureça, para que você faça o bem a todos (Gl 6.10).
 
 
 
 

Fé, mansidão e temperança

Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). A palavra "fé" aparece com significados variados nas Escrituras (Rm 14.23; Gl 1.23). Mas, em geral, é sinônimo de confiança inabalável gerada pelo Es­pírito Santo, capaz de manter o crente firme em meio às adversidades (Mq 7.1-7; He 3.17,18).
 


 
Não existe ninguém no mundo que seja manso de nascimento. Embora haja pessoas ponderadas, calmas por natureza, a mansidão propriamente é uma virtude gerada pelo Espírito. Só Ele pode mol­dar o seu caráter, para que você não tenha reações que resultem em prejuízos para a sua vida. Procure aprender com Jesus a ser manso e humilde de coração (Mt 11.29).


 

 
 
A última pétala é a temperança — domínio próprio, equilíbrio. É uma capacidade que você, como salvo, recebe do Espírito Santo para saber até onde pode ir. Assemelha-se ao freio de um automóvel. Com essa virtude, estará apto para agir em diversas circunstâncias, pois é necessário saber o que se pode e o que não se deve fazer (1 Co 6.12).
 

 
É claro que esse fruto só poderá amadurecer à medida que você der lugar ao Espírito Santo, mediante uma vida de oração, medita­ção na Palavra de Deus e renúncia ao pecado. Quando fizer a sua parte, o Senhor fará a dEle (Tg 4.8; 2 Cr 7.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...