segunda-feira, julho 09, 2012

NÃO EXAGERE NA "MALHAÇÃO" - 09/07/12


NÃO EXAGERE NA "MALHAÇÃO"

Muitos jovens fazem extravagâncias por influência da turma ou de algum ídolo. Sentem-se inferiorizados ao comparar-se com al­guém e resolvem seguir um modelo inatingível de beleza.

A anorexia é um problema cada vez mais comum entre as meni­nas. O que é isso? É uma inanimação que leva ao emagrecimento – às vezes, à morte - , desencadeada pela falta de alimentação adequada. Outro problema para as mocinhas é a bulimia — caracterizada pela ingestão excessiva de alimentos, seguida por vômitos provoca­dos pela própria pessoa.

No caso da anorexia, a jovem, querendo ter um corpo perfeito, faz regimes exagerados, deixa de comer e, quando come, não inge­re alimentos com os nutrientes necessários para o seu desenvolvi­mento. Isso, pouco a pouco, torna-se uma obsessão, e ela, sem que perceba, vai definhando.

Você precisa, sim, cuidar de seu corpo, mas não exagere. Não tenha inveja do garoto musculoso que desperta o interesse de quase todas as meninas da escola. Não é porque aquela menina deixa os rapazes sem fôlego que você tem de possuir formas parecidas com as dela.

Tenha cuidado para não ser contaminado pelo complexo de inferioridade, que o fará pensar que é feio demais, incapaz, e que os outros têm tudo, e você, nada. Saiba que cada pessoa tem o seu, valor, principalmente você, um seguidor de Cristo (Mt 10:31). Aceite a si mesmo como Deus o fez. Você é fruto da obra e dos cuidados divinos.

Deixe de lado essa cultura da "malhação", do culto ao corpo que existe entre as pessoas do mundo. Quantos jovens sentem-se inferiorizados e se prejudicam em muitas áreas porque não conse­guem alcançar um padrão de beleza aceitável pelo grupo.

Preocupe-se com coisas mais importantes, como os seus estu­dos. Cuide da sua aparência, tenha cuidado com a alimentação, faça exercícios, pratique esportes, mas sem exagerar. Lembre-se do que a Bíblia Sagrada afirma: "... o exercício corporal para pouco apro­veita, mas a piedade para tudo é proveitosa..." (1 Tm 4:8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...